domingo, 18 de janeiro de 2015

TAJUÍPE: ALUNOS DO COLÉGIO POLIVALENTE DE ITAJUÍPE PARTICIPOU DA CAMINHADA DA PAZ. Colégio polivalente de Itajuípe participou no último dia 23 de Setembro da 6ª Caminhada da paz, promovida pelo Colégio Alfa. O evento contou ainda com a parceria de outras escolas do município e segmentos da sociedade. Para a equipe gestora e alunos do Polivalente, a caminhada serviu como divulgação para alertar a comunidade que o compromisso de promover a paz não é apenas dos setores de segurança e governantes, mas de todos nós, pois a violência está em nossas casas, nas escolas, no trabalho, não importa onde, devemos levar e praticar a paz. Alunos do Polivalente emocionaram o público durante a apresentação no momento da concentração com a peça “a busca pela paz”.

terça-feira, 6 de abril de 2010

o hifén

Dia desses estava eu à digitar minhas tarefas da faculdade e me deparei com uma dúvida cruel em relação ao uso do hífen.E acabei notando que será grande a dificuldade de adaptação as novas regras,por isso,resolvi postar aqui no meu espaço as mudanças no uso do hífen.Esperando que assim como eu que prezo e admiro um texto claro e bem escrito na nossa lingua mãe,outros que dividem o mesmo gosto que o meu,possam valorizar e utilizar essas regras.

HÍFEN

As regras de mudança para a utilização do hífen tende a simplificar a utilização do sinal gráfico,cujas as regras estão entre as mais complexas da norma ortográfica.
Assim: O sinal será abolido quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento também começa com outra vogal.
Exemplos: Aeroespacial(aero+espacial);
Extraescolar(extra+escolar);
Agroindustrial(agro+industrial).
Atenção: o prefixo "co" aglutina-se em geral com o segundo elemento,mesmo quando este se inicia por "o".
Exemplo:Coobrigar,coobrigação,coordenar,cooperar,cooperação,cooptar,coocupante,etc.
Já quando o primeiro elemento finalizar com uma vogal igual à do segundo elemento,o hífen deverá ser utilizado,como nas palavras"micro-ondas" e "anti-inflamatório".Dessa forma,essa regra modifica a grafia dessas palavra no brasil,onde eram escritas unidas,pois a regra de utilização era determinada pelo prefixo.
-Não se usa hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de "r" ou "s".
Exemplos: Anteprojeto;
Antepedagógico;
Coprodução.
-Assim como n ão se usa hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por "r" ou "s".Nesse caso,duplicam-se essas letras.
Exemplos: Antirrábico;
Antissocial;
Biorritimo;
Multissecular.
-Com o prefixo vice,usa-se sempre o hífen.
Exemplos: vice-rei;
vice-deputado;
vice-almirante
vice-prefeito.
-Com o prefio sub,usa-se o hífen também diante de palavra iniciada por "r".
Exemplos: sub-região;
sub-raça;
-Palavras iniciadas com "h" perdem essa letra e juntam-se sem hífen.
Exemplos: Subumano;
Subumanidade.
-Com os prefixos circum e pan,usa-se o hífen diante de palavra iniciada por m,n e vogal.
Exemplos: Circum-navegação;
Pan-americano.
-Usa-se o hífen,quando o prefixo termina por vogal e o segundo elemento começar pela mesma vogal.
Exemplos: Anti-ibérico;
Auto-observação;
Contra-atacar.
-Também usa-se o hífen,quando o prefixo termina por consoante e o segundo elemento começar pela mesma consoante.
Exemplos: Hiper-requintado;
Super-racista;
Super-resistente.
Atenção:nos demais casos não se usa o hífen.
Exemplos: Hipermercado,intermunicipal,superinteresante,superproteção.
-Não se usa o hífen,quando o prefixo termina por consoante,e o segundo elemento começar por vogal.
Exemplos: Hiperacidez;
Interescolar;
Interestadual.
-Usa-se sempre o hífen,com os prefixos ex,sem,além,aquém,recém,pós e pró.
Exemplos: Além-mar;
Ex-aluno;
Pós-graduação;
Pré-história.
-Com os sufixos de origem tupi-guarani,deve-se usar o hífen.
Exemplos: Amoré-guaçu;
Capim-açu;
Anajá-mirim.
-Para ligar duas ou mais palavras que ocasionalmente se combinam,formando não propriamente vocábulos,mas encadeamentos vocabulares,deve-se usar o hífen.
Exemplos: Ponte Rio-Niterói;
Eixo Rio-São Paulo.

Espero que essas regras possam ajudar a muitos que prezam pelo escrever certo.Boa Sorte!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

COMEÇAR OUTRA VEZ...

Devemos sempre estarmos atentos as armadinhas da vida, quando passamos por processos doloros de reencontro com nós mesmos.Nunca devemos achar que já estamos fortes,que já podemos nos expôr a velhas situações que faziam parte de nossa rotina passada,pois isso tudo é mera ilusão.Sempre que achamos que estamos fortes é ai que estamos totalmente fracos.O se achar do homem ,o deixa em posição vulnerável muitas das vezes,pois é nessa hora que ele está totalmente fraco.A soberba humana nos leva a fazer coisas que nos levam a caminhos totalmente errados.
Não só por isso me sinto fraco nesse momento, e sei que muitas pessoas passam por isso que estou a passar.Aprendi que temos que rever sempre as nossas posições e não errar mais ou errar menos.Isso faz parte do nosso caminho evolutivo e se não errarmos como poderemos percorrer o caminho do acerto?
Estou nesse momento delicado de escolha e sei que tenho que escolher o caminho que me leve a alcançar a mim mesmo e a todas as coisas que vinha conquistando a cada dia. Se prosseguir no caminho que estou a seguir,essas coisa serão perdidas para sempre e sei que será difícil, mas não impossível,de recuperá-las.O processo é muito dolorosa e requer uma força de vontade muito grande da minha parte,e acredito que a dor é um caminho mais viável para podermos alcançar e valorizar tudo aquilo que conquistamos e começar outra vez...